5 Filmes de Aventura Juvenil e suas Curiosidades Remake de Jumanji? Filme baseado em conto do Stephen King?

Estamos no ano de 1998, você é um pirralho vivendo uma vida tediosa em alguma cidade brasileira de médio porte. Você não é nem tão pequeno pra ficar com uma tia, nem tem permissão dos pais pra ir pra rua enquanto eles trabalham. Já que sua família não tinha uma “moça” que cuidava de você depois que voltava da escola, aposto que ficava horas a pino na frente da tv, vendo filmes cuja classificação etária era definida por mentes de caráter um tanto duvidoso. Essas tardes quentes assistindo “Sessão da Tarde” e “Cinema em Casa” não deixaram apenas sequelas irreversíveis na sua formação moral, mas te ensinaram muito sobre o significado da amizade, mostraram que o menino “zoado” pode sim se tornar o herói e que há algum charme em ser uma criança introspectiva. Selecionamos 5 filmes que têm crianças como protagonistas que vão despertar em você saudades do tempo de infância.

Conta Comigo

Bola de Sebo! Bola de Sebo! Impossível não lembrar da vingança épica de um gordinho contra seus agressores: em vez de tiros, uma rajada de vômito fenomenal! A historinha do Bola de Sebo ficou na memória das crianças que assistiram o filme “Conta Comigo” (Stand by Me, 1986, dir. Rob Reyner), que rolava vez e sempre na Sessão da Tarde. O filme conta a saga de quatro meninos que partem numa aventura em busca de um cadáver e acabam amadurecendo juntos.

bola_de_sebo

CURIOSIDADE: O que pouca gente sabe sobre esse filme é que ele é baseado em um conto de Stephen King, “O Outono da Inocência – O Corpo”, do livro “As Quatro Estações”. O conto tem características autobiográficas, começando pelo fato de o narrador da história ser um escritor famoso. Além disso, todas as cidades do filme, com excessão de Castle Rock, são cidades reais do estado do Maine, onde King viveu sua infância.

Jumanji

Tudo começa com a descoberta de um jogo ancestral que, quando aberto, liberta o doidão Alan Parrish, interpretado por Robin Williams (R.I.P.). Durante a infância Parrish achara o jogo e tudo seria só diversão se não fosse por um detalhe: Jumanji (Jumanji, 1995, dir. Joe Johnston) precisa ser jogado até o final, caso contrário você vai ficar preso no mundo paralelo pra sempre! Dá pra imaginar o vacilo do personagem de Robin Williams? Passados 25 anos Parrish conta com a ajuda dos irmãos Peter (Bradley Pierce), e Judy (Kirsten Dunst), para trilhar essa aventura e voltar à sua vida normal. Aqui vale um parêntese. Em 2011, 15 anos depois, Kirsten Dunst ganhou o prêmio de melhor protagonista interpretando Justine no filme Melancholia (vejam só!), de Lars Von Trier. Jumanji é uma imersão na África colonial, cujas narrativas de exploradores descrevem uma natureza brutal e desafiadora, sujeita a pragas e terremotos. Um filmaço para amantes de jogos de tabuleiro e RPG!

jumanji_2

CURIOSIDADE: Os fãs do filme podem aguardar novidade em 2016: para comemorar seus 20 anos, a Sony Pictures vai lançar um remake de Jumanji! Ansiosos pelo resultado?

A História sem Fim

Essa é mais uma dessas histórias de meninos desobedientes sedentos por aventura. Bastian (Barret Oliver) ignora os alerta do livreiro de que o livro “A História sem Fim” é muito perigoso, mas quem nunca, né? A leitura o transporta para um mundo de fantasia onde ele é o herói. Vai lá Bastian, segura essa! “A História sem Fim” é cheia de metáforas que só fazem sentido mesmo quando se é adulto. Os efeitos especiais, moderníssimos à época, transformam o filme hoje em um ícone do cinema cult. Vale pela diversão e pelas pílulas de sabedoria sempre necessárias para que não deixemos a criança dentro de nós morrer.

a_historia_sem_fim

CURIOSIDADE: Essa co-produção americana e alemã foi rodada parcialmente na Alemanha no verão de 1983. O autor do livro que deu origem ao filme, Michael Ende, não gostou do resultado do filme e pediu que seu nome não fosse incluído nos créditos iniciais.

Matilda

É surpreendente como há poucos filmes infantis com meninas como protagonistas. As meninas, quando muito, dividem o estrelato com os rapazes e, não raro, bancam o papel de desesperadas ou acabam se ferrando lá pelas tantas para serem salvas por um menino. Matilda (Mara Wilson), no entanto, é um símbolo de que as meninas também podem criar seu próprio mundo de fantasia! Matilda é uma criança que ama a leitura, mas tem pais superficiais que não dão a mínima para a surpreendente inteligência da garota. Em um dia em que ela é obrigada a ver televisão com os pais, algo muito macabro acontece. A menina simplesmente destrói a tv com os seus superpoderes! Confiram vocês mesmos:

CURIOSIDADE: O filme lançado em 1996 foi dirigido por Danny DeVito, o irmão gêmeo do Schwarzenegger. Mas aí já é outro filme…

Deixe uma resposta